Tutoriais Downloads Suporte Loja Online Revendedores

A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, a atividade se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

A equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), campus Pato Branco (PR), participou de 03 a 06 de abril da Shell Eco-Marathon Americas 2019, em Sonoma, nos Estados Unidos, conquistando o título de campeã na categoria design na competição.

A equipe usou uma resina ecológica baseada em plantas e material biodegradável feito com uma impressora 3D, além do carro ter sido pintado de amarelo, que reflete melhor a luz do que as cores escuras, diminuindo a temperatura interna do veículo. O time também conquistou menção honrosa nas categorias Segurança e Comunicação.

Além dos alunos a equipe contou com o apoio e companhia do professor Luiz Carlos Martinelli Junior. O trabalho em equipe somado ao apoio institucional resulta em acadêmicos incentivados  e ao reconhecimento internacional.

A INJEPRO acredita no potencial transformador do conhecimento, por isso patrocina a Equipe Pato a Jato.

Confira algumas fotos da equipe.